«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

domingo, 12 de junho de 2011

Andorinha em 3.º aniversário – colóquio

Foi no dia 14 de Maio que a Bankada Andorinha concentrou as comemorações do seu 3.º aniversário. O dia iniciou-se de manhã com o colóquio “A presença da Língua Portuguesa no quotidiano da Guiné-Bissau”.
A sessão de abertura foi presidida por Ussumane Jandi, Director Regional de Educação – em representação de Dr. Besna Na Fonta, Secretário de Estado do Ensino, do Ministério da Educação Nacional, Cultura, Ciência, Juventude e Desportos da República da Guiné-Bissau.
Contou com as presenças de professores e directores de escolas integradas no projecto Andorinha, professores e directores de escolas com bankada Andorinha, inspectores-formadores da DRE, membros da Associação de Estudantes do Liceu Regional Hô Chi Minh, membros da direcção da AJALPD – Associação de Jovens Amigos da Língua Portuguesa para o Desenvolvimento, e sobretudo um alargado número de membros das diversas bankada Andorinha – de diferentes bairros da cidade de Canchungo e das tabanka de Petabe, Tchulame, Tame, Canhobe, Cajegute, bem como de Calequisse e Cacheu, bem como de Bissau.

O debate foi moderado e animado por Marcolino Elias Vasconcelos e durante mais de um par de horas a participação foi empenhada, calorosa, pertinente, originando um conjunto de conclusões e recomendações. Por exemplo, o lugar-comum de se apresentar a Língua Portuguesa como uma língua de trabalho foi contestado, uma vez que em todos os locais de trabalho, onde se inclui a Administração Pública, se constata quotidianamente que não é uma língua que esteja presente; todavia, por outro lado, assume-se antes como uma língua de educação e formação, uma vez que apenas nestes locais e instituições é que se está a realizar um esforço maior para que seja usado como instrumento privilegiado para se aceder ao conhecimento escolar e científico...

Sem comentários:

Enviar um comentário