«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Andorinha em Pantufa

No dia 17 de Abril a Bankada Andorinha realizou mais uma deslocação pelo Projecto Andorinha – Promoção da Língua Portuguesa e da Cultura em Língua Portuguesa – um intercâmbio de escolas portuguesas e escolas na Região de Cacheu, Guiné-Bissau.

Na Escola Pública de Iniciativa Comunitária “Prof. Martinho Gomes” de Pelundo, o professor e director Braima Conté fez questão de mostrar o destino do montante angariado e enviado pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Armação de Pêra: a compra de manuais escolares da 1.ª e 2.ª para poderem ser utilizados a todos os alunos, incluindo as escolas anexas de Catchate e Cátel, nos próximos anos lectivos. A todos, o nosso muito obrigado!
De seguida fomos encaminhados de bicicleta pelo professor e director Alberto da Silva para a Escola de Pantufa, onde estava o professor Patrício Negado Ialá – a que mais tarde se juntou o professor Davide Mendes, da escola anexa de Segunda Bolanha. Esta escola, situada num antigo regulado mandjako, reúnem um total de 157 alunos (66 na 1.ª Classe, 51 na 2.ª Classe, 23 na 3.ª Classe e 17 na 4.ª Classe), foram seleccionadas pela Direcção Regional de Educação de Cacheu para estabelecer um intercâmbio com a Escola Primária de Messejana, com o empenho da professora Madalena Tavares e de Ercília Diogo, presidente da respectiva Junta de Freguesia, no Baixo Alentejo, Portugal.




São as mesmas andorinhas que revoam pelos beirais alentejanos e pelas planuras guineenses, simbolizando mais esta ponte e rota de solidariedades!

1 comentário:

  1. Olá António! Tive saudades e vim ver o vosso blogue, espero-te em breve e saudações a todos os da bancada espero que continuem com entusiasmo.beijinhos Glória, abraço ao Braima

    ResponderEliminar