«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Andorinha em Biblioteca Azul da OMS

Foi em meados de 2010 que a Bankada Andorinha teve conhecimento do projecto Biblioteca Azul da Organização Mundial de Saúde, através da rede ePORTUGUÊSe, e de imediato se disponibilizou para organizar a sua colocação em localidades do interior da região a sul do rio Cacheu.
* [«A rede ePORTUGUÊSe da OMS é uma plataforma desenvolvida para fortalecer a colaboração entre os países de língua portuguesa nas áreas da informação e capacitação em saúde. A Biblioteca Azul é um projeto desenvolvido pela OMS em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil e o Alto Comissariado da Saúde de Portugal para disseminar informações básicas em saúde para zonas rurais e áreas distantes e carentes de informação.
O projeto Biblioteca Azul existia apenas nas versões em inglês e francês, mas a partir de 2006, este projeto estendeu-se para o português. A coleção em português contém mais de 180 livros, documentos e manuais sobre saúde pública, gestão, políticas de saúde, além de temas específicos como saúde da mulher e da criança, doenças infecciosas, SIDA, malária entre outros.»]

Em Fevereiro, três embalagens de Biblioteca Azul foram enviadas de Genebra (Suiça) para Bissau, ficando no Escritório do Representante da OMS para a Guiné-Bissau. Tivemos o apoio logístico da CONGAI – Confederação das Organizações não Governamentais e Associações Intervenientes ao Sul do Rio Cacheu, para o seu transporte de Bissau para Canchungo.
No dia 7 de Maio, com o apoio da CONGAI, Clemente Mendes, presidente da Bankada Andorinha, acompanhado por Alfredo Manuel Biaga, Director Regional de Saúde de Cacheu, procederam à distribuição e entrega de duas das Biblioteca Azul.
Em Calequisse, foi entregue no Centro de Desenvolvimento Educativo Daniel Brottier, na presença do respectivo bibliotecário, Júlio Gomes, do professor Martinho Mendes, director do Liceu Daniel Brottier – também representando a Missão Católica de Bajobe –, e de Flaviano Manduaro Correia, presidente da AJUC – Associação dos Jovens Unidos do Sector de Calquisse.

Em Cacheu, foi entregue no Centro de Recursos, na presença do respectivo bibliotecário, Nunque Gomes – que também representava a Missão Católica das Irmãs Franciscanas na Região de Cacheu –, de António Monteiro, presidente da AFASCA – Associação dos Filhos e Amigos do Sector de Cacheu, e de Luís Ucó Pereira, da Comissão de Reabilitação de Pessoas com Deficiência do Sector de Cacheu.

Os diversos discursos destacaram a riqueza do espólio bibliográfico agora disponibilizado na região. Com efeito, é a seguinte a catalogação do seu conteúdo: cartilhas e folhetos (assuntos diversos; Cuidados de Enfermagem, Saúde Comunitária, Educação em Saúde e Atenção Básica; Epidemiologia, Câncer e Doenças Não Transmissíveis; Gestão e Administração em Saúde; Aleitamento Moderno, Nutrição e Alimentação; SAÚDE Perinatal e Materno, Planeamento Familiar; Saúde da Criança; Medicamentos Essenciais, Dependência de Substâncias Psicoativas; Doenças Infecciosas e Vacinação; Doenças Parasitárias e Controle de Vectores; Doenças Sexualmente Transmissíveis – VIH/SIDA, DST; Cirurgia, Anestesia e Cuidados Hospitalares; Técnica de Laboratório, Biosegurança, Hemovigilância.

Os nossos agradecimentos a Alfredo Manuel Biaga, Director Regional de Saúde de Cacheu, Agostinho Sadjá Mané, do Escritório do Representante da OMS para a Guiné-Bissau, e a Augusto Mango, secretário executivo da CONGAI. Um agradecimento muito especial a Dr.ª Regina Ungerer, da rede ePORTUGUÊSe da OMS em Genebra.

Sem comentários:

Enviar um comentário