«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Andorinha em agradecimento

Marcolino Elias Vasconcelos
Bankada Andorinha
Canchungo
Guiné-Bissau
05/04/11

À Latitude Zero

É com grande satisfação ter recebido essa vossa equipa a nossa terra e a Bankada Andorinha, em particular.
Como tudo começou e terminou, não tenho palavras para as explicar, mas é só para dizer que a primeira notícia da vossa vinda deixou-me muito preocupado, porque estamos num trabalho muito simples e de base com os nossos irmãos de maneiras que não imaginava receber uma visita destas.
Quando o grupo chegou à Bankada naquelas conversas tidas com os elementos da Bankada, logo comecei a sentir a importância desse encontro, porque foram horas de conversas em que quase todos conseguiram falar abertamente e até pareciam que ninguém já sabia falar o crioulo, que outrora constituia grande barreira na comunicação.
Para tal, a todos os que nos aceitaram visitar, apesar das imensas dificuldades encontradas (condição das estradas, falta da iluminação, comunicação), isso para me constitui motivo de ânimo e coragem na promoção da nossa língua e cultura. Aproveito deixar do fundo do meu coração o meu muito obrigado e fico esperançado de podermos fazer algo ainda mais e levar a nossa voz onde não podemos chegar.
Em suma, a língua portuguesa e a cultura em língua portuguesa é a nossa identidade, só resta unamos as acções concretas para a sua promoção.
Com a língua voamos como Andorinha e sentimos irmãos.
Marcolino E. Vasconcelos
[Co-autor do programa radiofónico Andorinha e membro fundador da Bankada Andorinha,
 é um professor de referência na Região de Cacheu, sobretudo de Língua Portuguesa]

Sem comentários:

Enviar um comentário