«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

domingo, 10 de abril de 2011

Andorinha em Rota Ingoré 2011 – Guiné-Bissau _ apontamento III

«Ao longo do percurso serão visitados locais de especial relevo no contexto social e económico daquele país para os quais foram reunidas pequenas ajudas a serem entregues, como seis lotes de material didático, livros infantis, óculos escuros ou sementes hortícolas, oferecidas por parceiros ou patrocinadores.», palavras de João Brito e Faro, chefe de expedição da Latitude Zeroº.

Na área da Educação, foram visitadas a Escola Básica da Boa Esperança em Ilhandé, uma iniciativa de Carlos Robalo, célebre jogador guineense de basquetebol, com o apoio da Deutsch-Guineische Gesellschaft e.V., e a Escola EVA de Quinhicam e o Jardim de Infância de Ingoré, iniciativas da ong guineense AD – Acção para o Desenvolvimento. No sector de Canchungo, foram visitadas as Escolas Públicas de Iniciativa Comunitária de Cabienque, “Tomás Nanhungue” de Tame e “Prof. Henrique Bamba Ferreira” de Canhobe, e a Escola “Prof. Antero Sampaio” em Canchungo. Por último, as obras do futuro pólo universitário do Instituto Piaget em Bissau.

Na área do Turismo, foi emocionante chegar a Guiledje e visitar a sua área museológica, bem como pernoitar em Iemberém nos bangalows do Parque Natural das Florestas de Cantanhez e realizar a observação de chimpanzés (Pan troglodytos) no Mato de Lautchande – iniciativas da AD.

Na área da Cultura e Tradição, fomos recebidos em danças tradicionais em Nhala e na ilha de Pecixe, onde também tivemos especial acolhimento na deslumbrante moransa do Régulo principal e durante um dia pudemos constatar parte da sua diversidade e riqueza.

Na área Agrícola e do Desenvolvimento Rural, pudemos observar o trabalho realizado pela COAJOQ – Cooperativa Agro-Pecuária de Jovens Quadros, na zona a sul do rio Cacheu.

Da missão e contributo da Igreja Católica, fomos acolhidos na Cúria de Bafatá e nas Missões Católicas de Safim e de Ingoré. Os bispos da Guiné-Bissau, Dom José Cãmnate na Bissign (Bissau) e Dom Pedro Zilli (Bafatá) deram-nos a imensa honra de prestarem depoimentos. No Hospital de Cumura pudemos testemunhar o notável trabalho realizado por Frei Victor e Irmã Valéria.

Em termos particulares, João Brito e Faro pôde rever a zona de Santa Luzia em Bissau onde viveu em criança e em Bigene descobrir ex-combatentes guineenses que ainda recordam o seu pai como oficial militar.
Os nossos agradecimentos a todos que de diferentes modos contribuíram para o bom êxito desta expedição exploratória: Abubacar Serra, Armando Sampa, Bankada Andorinha, Braima Sedja Vieira, Carlos Robalo, Carlos Schwarz (Pepito), Dom José Cãmnate na Bissign, Dom Pedro Zilli, Domingos (Comboio), Domingos Fonseca, Fernando Gisteira, Frei Victor, Irmã Elda Orsillo, Irmã Valéria, Joaquina Silva, Leandro Pinto Júnior, Marcolino Elias Vasconcelos, Mariama Djadjó, Mário Saiegh, Padre José Marques Henriques, Umaro Galiza.
[ver reportagem em www.latitudezero.ttverde.com]

1 comentário: