«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Andorinha em Canchungo

A Bankada Andorinha a 24 e 30 de Março visitou o Jardim-de-Infância Joaquim Baticã Ferreira em Canchungo, para em conjunto com a respectiva educadora de infância, informarmos e sensibilizarmos as crianças para montarem e manterem um intercâmbio com o Centro de Apoio à Pequena Infância – Toca do Capi e Associação Engenho e Arte em Messejana, Portugal – no âmbito do Projecto Andorinha – Promoção da Língua Portuguesa e da Cultura em Língua Portuguesa – um intercâmbio de escolas portuguesas e escolas na Região de Cacheu, Guiné-Bissau.

A educadora chama-se Aissatu Lucinda Embaló, mais conhecida por Tucha, é a grande animadora e responsável por este espaço – na cidade de Canchungo é tida como muito querida pelas crianças e competente na sua área: os directores das escolas que acolhem as suas crianças afiançam que entram melhor preparadas.
O nome do Jardim-de-Infância é uma homenagem a um antigo Régulo de Babok – um regulado mandjako que engloba vinte e quatro bairros e tabanka (aldeias) de Canchungo e arredores, cujo centro é o Reino (e bairro) de Utiacor.
Esta Jardim-de-Infância acolhe entre 50 a 40 crianças – o número varia consoante a capacidade de os pais pagarem a mensalidade.
É esta rota de intercâmbio e solidariedade que se vai alargando e consolidando entre Portugal e a Guiné-Bissau.

1 comentário:

  1. Estou feliz por ser um visitante deste site arrant! , Obrigado por esta informação rara! .

    ResponderEliminar