«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Andorinha em seminário de Língua Portuguesa


A Bankada Andorinha participou no Encontro Internacional “Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas num Universo Globalizado” que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian nos dias 25 e 26 de Outubro em Lisboa, organizado pela União Latina.
Evento teve uma Sessão de Abertura, com o Dr. Marçal Grilo, Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Dr. José Carlos Vasconcelos, director do “Jornal de Letras”, Dr. António Braga, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Embaixador José Luís Dicenta, Secretário-Geral da União Latina, e Dr. Jaime Gama, Presidente da Assembleia da República.
Seguido de uma conferência, proferida pelo Prof. Doutor Manuel Maria Carrilho, Ex-Ministro da Cultura e Embaixador de Portugal na UNESCO.
O tema “A língua portuguesa no mundo” foi moderado pelo Prof. Doutor Ivo Castro, director da Área de Ciência da Linguagem da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e contou com as intervenções do Prof. Doutor Francisco Pinto Balsemão, presidente do grupo Impresa, Prof. Doutor Adriano Moreira, presidente da Academia das Ciências, Dr.ª Ana Paula Laborinho, presidente do Instituto Camões, Dr.ª Graça Mira Gomes, Ministério dos Negócios Estrangeiros, e Prof. Doutor Carlos Lopes, Sub-Secretário Geral das Nações Unidas.
O tema “Diáspora e imigração” foi dissertado pelo ensaísta Eduardo Lourenço, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Prof. Doutor Onésimo Teotónio de Almeida, Universidade de Brown, Embaixador Francisco Seixas da Costa, Embaixador de Portugal em França, e Prof. Doutor Hélder Macedo, Universidade de Londres, moderado pelo Prof. Doutor José Esteves Pereira, Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa.
No dia seguinte, teve lugar o tema “Valor económico da língua portuguesa”, com um primeiro grupo moderado pelo Prof. Doutor Luís Filipe Barreto, com o Prof. Doutor Luís Reto, reitor do ISCTE, António Pedro Vasconcellos, cineasta, David Ferreira, editor, e Dr. Renato Borges de Sousa, Director do CIAL – Centro de Línguas. Seguiram-se Dr. Pedro Norton, vice-presidente da Comissão Executiva da Impressa, Prof. Doutor Estêvão de Moura, presidente da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, Eng.º Vasco Teixeira, presidente da Porto Editora, e Dr. Paulo Teixeira Pinto, Presidente da APEL, moderado pela Prof.ª Paula Morão, da Universidade de Lisboa – Faculdade de Letras.
Por último, o tema “Ciberespaço lusófono: como forma de difusão e de divulgação da língua – internet e novas tecnologias”, foi protagonizado pelo Dr. Gilvan Müller, director do Instituto Internacional de Língua Portuguesa, Dr. Afonso Camões, presidente da Agência de Notícias LUSA, Prof. Doutor Carlos Correia, Universidade Nova de Lisboa / FCSH / CITI, e Prof. Doutor Gustavo Cardoso, director da OBERCOM – Observatório da Comunicação, moderado pelo Prof. Doutor Arnaldo Espírito Santo, da Universidade de Lisboa – Faculdade de Letras.
Este ambiente foi ainda abrilhantado pela conferência do Embaixador Alberto Costa e Silva.
Para a sessão de encerramento, estiveram presentes o Prof. Doutor João Sentieiro, presidente da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, Embaixador João Sentieiro, Secretário-Geral da União Latina, Dr. Domingos Simões Pereira, Secretário Executivo da CPL, e Dr.ª Isabel Alçada, Ministra da Educação.
Foi uma oportunidade soberana para ficarmos com diversos apontamentos e textos sobre esta temática – onde, por exemplo, se realçou o contributo da Galiza para a defesa da Língua Portuguesa e se recomendou uma maior atenção às 2.ª e 3.ª luso-descendentes espalhados pelo Mundo –, que iremos transmitir às diversas bankada Andorinha na Guiné-Bissau. Foi ainda oportunidade para se contactar diversas personalidades e divulgar a nossa iniciativa – recebendo unânimes elogios.

Sem comentários:

Enviar um comentário