«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Andorinha em Mondim de Bastos

No dia 12 de Novembro a Andorinha visitou o Agrupamento de Mondim de Bastos, a convite da direcção, no âmbito do projecto Andorinha – Promoção da Língua Portuguesa e da Cultura em Língua Portuguesa – um intercâmbio de escolas portuguesas e escolas no sector de Canchungo, Região de Cacheu, Guiné-Bissau.
«O Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto é constituído por 7 Jardins-de-Infância, 11 escolas de 1º ciclo e uma escola de 2º e 3º ciclos com ensino secundário. No ano lectivo 2009-2010, serviu um total de 1332 alunos, assim distribuídos pelos diferentes ciclos: 111 - Pré-Escolar | 357 - Primeiro ciclo | 534 - 2º e 3º ciclos (ensino regular) | 143 - Secundário (ensino regular) | 121 - Cursos profissionais | 53 - CEF's - Cursos educação e formação | 23 - EFA - Educação e formação de adultos. Os recursos humanos e materiais afectos a este Agrupamento fazem dele a organização de maior dimensão do concelho de Mondim de Basto, terra de rio e montanha, localizada na fronteira entre Trás-os-Montes e o Minho, encostada ao Tâmega a poente e circundada pelo complexo montanhoso Marão-Alvão.»


Nesta visita inicial ficamos pelo edifício novo que alberga o 1.º Ciclo, acolhidos pelo professor José Manuel Carvalho, coordenador do projecto Andorinha neste estabelecimento de ensino. Durante a parte da manhã, realizamos duas sessões juntando duas turmas e respectivos professores no espaço da biblioteca. Sessões que repetimos da parte da tarde, voltando a reunir mais duas turmas e respectivos professores de cada vez.
Recorrendo-se a uma palete de imagens projectadas num grande ecrã, a apresentação incluiu: um enquadramento geográfico da Guiné-Bissau e da Região de Cacheu; o ambiente da Escola Pública de Iniciativa Comunitária de Cabienque – nomeadamente a utilização de quadros de giz pelos professores locais; a diversidade guineense de Canchungo, das habitações aos transportes, mercado e feira, principais culturas (arroz, cajú, mankara) e frutas (papaia, mangu, manfafa, fole), gastronomia; terminando com a arte da panadaria, os penteados femininos e o lúdico – incluindo curtos vídeos de brincadeiras das crianças.


Foi também a oportunidade para se entregar à directora professora Maria Laura Pereira uma carta do professor Bernardo Gomes, director da Escola Pública de Iniciativa Comunitária de Cabienque, e outra da direcção da AFIR – Associação dos Filhos e Irmãos de Cabienque.
Muito muito obrigado pelo acolhimento demonstrado e desejamos ter contribuído para o reforço deste projecto de intercâmbio escolar entre o Mondim de Bastos (Portugal) e Cabienque (Guiné-Bissau).

1 comentário: