«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Andorinha cita Filomena Embaló

Na continuação da reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa na Guiné-Bissau, citamos um texto redigido pela Dr.ª Filomena Embaló para o Associação Contributo [www.didinho.org] – 37 anos depois de proclamada a independência da Guiné-Bissau.
«NÓS E A LÍNGUA PORTUGUESA
Ao assumir a sua independência, a Guiné-Bissau, tal como as outras ex-colónias portuguesas, adotou como idioma oficial a língua lusa. No entanto, o português era na altura falado por uma ínfima percentagem da população, um rico mosaico linguístico-cultural, compreendendo mais de duas dezenas de etnias para uma população total estimada na altura em cerca de um milhão de habitantes.
Coabitando com estas línguas autótonas e desempenhando um papel aglutinador e de língua franca, temos o crioulo guineense (kriol). Língua falada essencialmente nos centros urbanos antes da guerra colonial, com as necessidades da mobilização das populações para as causas da luta, ele chegou às diferentes regiões do país, tornando-se na língua de comunicação das diferentes etnias entre si. Com isso ganhou os galões de língua da unidade nacional ou de língua nacional, ainda durante a luta armada de libertação, podendo até ser considerado como um fator de identidade nacional.
Neste contexto pode-se perguntar por que razão não terá sido o crioulo elevado a língua oficial quando, a 24 de setembro de 1973, a bandeira nacional foi içada nas Colinas de Boé.
Podem ser avançados diferentes considerandos para a não escolha do crioulo como língua oficial, tais como tratar-se de uma língua que não é utilizada na comunicação internacional. Mas o certo é que a escolha tinha como um obstáculo incontornável o facto de o crioulo, por ser uma língua essencialmente oral e sem uma grafía única adotada, não poder desempenhar de imediato o papel de língua oficial, chamada a ser a língua escrita e a língua de ensino. Das línguas presentes no território, apenas o português respondia a esse requisito.
Hoje, embora o crioulo tenha ocupado um lugar mais importante na vida cultural nacional (com uma mais ampla utilização, particularmente a nível literário e radiofónico e ter merecido ser objeto de estudos,  por parte de linguístas nacionais e estrangeiros) continua a ser uma língua sem escrita regulamentada, apesar da existência de uma proposta para unificação da sua ortografia feita pelo Ministério da Educação guineense em 1987. Nesta proposta a ortografia é fonética e com base no alfabeto latino, mas recorrendo a empréstimos do alfabeto internacional para expressar sons do crioulo que não existem na língua portuguesa. A inexistência de uma regulamentação faz com que cada um escreva o crioulo à sua maneira, o mesmo vocábulo aparecendo com diferentes grafias. Nestas circunstâncias, ele continua a não poder assumir as funções exigidas a uma língua oficial e de ensino. A inexistência de uma grafia única é também apontada como um freio ao desenvolvimento da literatura em língua crioula. Quanto às línguas autótonas, línguas maternas da maioria da população guineense, têm também ainda um longo caminho a percorrer para a sua passagem da oralidade à escrita e para se tornarem línguas de ensino.
Em tal contexto, a língua portuguesa, herança colonial certo, mas a melhor de todas no dizer de Amilcar Cabral, para além de ser a língua oficial da Guiné-Bissau é, quer queiramos quer não, a língua que nos dá o acesso ao ensino, à ciência e ao desenvolvimento. Ela deve por isso ser assumida descomplexadamente como uma nossas das línguas nacionais! Já ouvi por várias ocasiões compatriotas nossos dizerem que pouco vale para os guineenses aprenderem a língua portuguesa, uma vez que acabam por ir estudar no estrangeiro, nem sempre num país lusófono. Pura ignorância! O que essas pessoas desconhecem é que a aprendizagem e o domínio de uma língua estruturada, como o é o português, são uma porta aberta para a aprendizagem e o domínio de outras línguas, nomeadamente as línguas românicas, que possuem estruturas idênticas. Para mim esse argumento, que classifico de falacioso, é apenas uma justificação ou uma desculpa de quem tem a consciência de não dominar a língua oficial do seu próprio país e não tem o mínimo interesse em melhorar os seus conhecimentos linguísticos. Uma atitude de puro complexo!
Infelizmente, o ensino da língua portuguesa na Guiné-Bissau, por razões várias, entre as quais a debilidade económica do Estado, sem no entanto deixar de apontar para a que considero fundamental e que é falta de uma real vontade política de se fazer desta língua um fator de desenvolvimento, defronta-se com imensos problemas e limitações. Entre estes, cito apenas alguns que me parecem cruciais. Em primeiro lugar, o fraco nível de formação dos próprios professores, quer do ensino básico, quer do secundário, que não dominando eles mesmos a língua de ensino, tornam-se em elementos multiplicadores de uma "aprendizagem" deficiente da língua portuguesa. Ainda ligada à formação dos docentes, existe a necessidade destes serem preparados para o ensino do português, não como língua materna, mas como língua segunda, na medida em que não se trata da mesma pedagogia de ensino. Outra questão é a falta de bibliotecas/centros de leitura que possam pôr à disposição dos alunos livros e, através da leitura, contribuirem para uma maior familiarização com a língua, seu aprofundamento e um maior gosto pela sua aprendizagem. Por fim, a mentalidade que existe de que "não sendo nossa, a língua portuguesa não deixa falta" ...
O resultado de toda esta complexidade de fatores é que não só os alunos não aprendem corretamente o português, mas também se debatem com imensas dificuldades na aprendizagem das outras disciplinas, devido ao não domínio da língua de ensino. Como consequência, ao sairem da formação liceal, uma boa parte (para não dizer a maioria) dos jovens não dominam a língua portuguesa e têm um fraco nível nas outras matérias. E isso constata-se nos que vão estudar para o estrangeiro, muitos deles sendo obrigados a desistir dos estudos. Por outro lado, não é raro ver estudantes guineenses que mesmo tendo ido para países de língua portuguesa, Portugal e Brasil nomeadamente, arrastam essa deficiêncialinguística até ao fim das suas licenciaturas e até mesmo doutoramentos. E o que é grave, ainda, é que para muitos o português permanece um idioma estrangeiro, que por falta do seu domínio têm vergonha de falar, reforçando assim a engrenagem no sentido da sua desaprendizagem.
É preocupante esta situação e as autoridades educativas deveriam levar a sério o ensino da língua oficial na formação dos recursos humanos da Nação. Para a Guiné-Bissau não é um "luxo" ter-se o domínio do português. É uma necessidade imperiosa para a formação dos seus recursos humanos com vista ao o desenvolvimento económico, social e político, pois é através dessa língua que se acede ao conhecimento, mesmo se mais tarde a formação venha a ser completada no estrangeiro.
Um outro elemento a ter em conta para promoção e preservação da língua portuguesa, é o papel que a Guiné-Bissau pode desempenhar, juntamente com Cabo Verde, na criação de consensos num contexto regional em que dos 15 países da CEDEAO, 5 têm como língua oficial o inglês e 8 o francês.
Encorajo as ONG e associações que trabalham com jovens a darem uma atenção particular a este aspeto da formação da nossa juventude, através da dinamização de atividades que estimulem a aprendizagem do português, como a criação de centros de leitura nos bairros, a realização de pequenos concursos literários, a realização de peças de teatro em língua portuguesa e outras que a imaginação e as condições possam permitir.
A este propósito, para finalizar, gostaria de aqui apresentar um projeto/programa radiofónico emitido desde 2008 na Guiné-Bissau, mais precisamente em Cantchungo, que, indo no sentido do que aqui preconizo, tem como objetivo a promoção da língua portuguesa e da cultura em língua portuguesa, com o fim de sensibilizar os jovens e levá-los a "praticarem a oralidade e ultrapassarem o receio de falarem em português".
Trata-se do programa ANDORINHA na Rádio Comunitária Uler A Baand, promovido por Marcolino Elias Vasconcelos, professor no Liceu Regional Hô Chi Minh, e António Alberto Alves, sociólogo e voluntário. Com uma periodicidade semanal, todas as quintas-feiras entre as 20H30 e 21H30 na frequência de 103 MHz, este programa tem como grupos-alvo professores e alunos de português e pessoas interessadas nesta língua e na cultura em língua portuguesa e tem vindo a despertar um grande interesse no seio da população.
Para mais informações, convidamos a consultarem o site do projeto e a documentação constante nos enlaces que se seguem:
(1) Tal como os meus últimos artigos, este texto obedece ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
[A autora nasceu em Angola, filha de pais cabo-verdianos e tem nacionalidade Bissau-Guineense. Formou-se em Ciências Económicas na França e ocupou cargos na Função Pública bissau-guineense, no país e no exterior. Actualmente, além de contribuir para o projeto Didinho.org, trabalha em Paris, na organização intergovernamental União Latina.]

1 comentário:

  1. O programa de rádio, aquele que pode se «intrometer» na família e a fazê-la «interagir», (formatando) formando desde a mais tenra idade ... Parece-me ser um utensílio de excelência!

    "...com vista ao o desenvolvimento económico, social e político..." Tão necessário, pensará uma parte da population mundial.

    ResponderEliminar