«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

sábado, 5 de junho de 2010

Andorinha em Feira do Livro em Cacheu








A bankada Andorinha do Liceu Domingos Mendonça em Cacheu organizou de 18 a 26 de Maio uma Feira do Livro no Centro de Recursos local (alocado na antiga “Casa do Capitão-Mor”), com obras do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, Ku Si Mon Editora e Tiniguena.
Este Centro de Recursos foi inaugurado em 24/08/2002, como resultado da geminação da cidade de Viana do Castelo em Portugal com a cidade de Cacheu. Para além dos espaços de apoio logístico, consta ainda de espaço de leitura / biblioteca, espaço multi-meios (mediateca, audioteca, etc.) e espaço multi-usos (formação, reuniões, etc.). Nestes anos, tem sido apoiado pela Associação de Cooperação com a Guiné-Bissau sedeada em Viana do Castelo e pela AFASCA – Associação de Filhos e Amigos do Sector de Cacheu.
No dia 18 de Maio teve lugar a cerimónia de inauguração, na varanda do edifício, com a vista sempre deslumbrante para o rio Cacheu. Na mesa de honra estiveram João Meu, director da Escola de Ensino Básico Rui Djassi, Francisco Sorro Djeme, director da Escola 25 de Junho, Irmã Solange Inusse, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida na Região de Cacheu, António Monteiro, director da Escola de Ensino Unificado e Vice-Presidente da AFASCA, Joãozinho António Norone, director do Liceu, e Ernesto Mendes, inspector-formador do sector da Direcção Regional de Educação. Da parte da bankada Andorinha do Liceu, foram moderadores os professos Vasco Tambá e Bráima Mendes, e os alunos Upá João Mendes (Vice-Presidente) e Teresa Mendes.
A Irmã Solange Inusse fez juntar à feira do livro a obra recém-lançada do projecto que coordena: “Livro de Receitas” do projecto Nô Kume Sabi, o que muito nos honrou...
Esta iniciativa teve como objectivo dar a conhecer e proporcionar o acesso a obras editadas na Guiné-Bissau em cidades do interior, promover um espaço de serve toda a comunidade educativa da cidade de Cacheu e reforçar a bankada Andorinha do Liceu Domingos Mendonça.
No final, a bankada Andorinha ofereceu a este Centro de Recursos duas obras: “A Questão do Casamansa e a Delimitação das Fronteiras da Guiné” de Maria Luísa Esteves e outro de “Mansas, Escravos, Grumetes e Gentio – Cacheu na encruzilhada de civilizações”, Actas do Colóquio «Cacheu, Cidade Antiga», realizado em Cacheu, de 22 a 24 de Novembro de 1988, editadas por Carlos Lopes.
Esta acção contou com o apoio logístico do Governador da Região de Cacheu, Pedro Pereira Barreto, e o apoio amigo dos bibliotecários Etelvino Gomes e Lurdes Meu. Os nossos agradecimentos!

Sem comentários:

Enviar um comentário